sábado, 22 de junho de 2013

Panquecas






                         Eu não conheço ninguém que diga: Eu não gosto de panquecas!

                         Acho que qualquer pessoa que cozinhe sabe fazer mas... como esse blog é justamente uma tentativa de ajudar quem não é tão achegado á cozinha e também para mostrar que cozinhar é algo facinho... vou colocar a receita!

                     Aqui em casa faço "panquecas" naqueles momentos que não estou à fim de complicação mas ao mesmo tempo estou com vontade de comer uma comidinha diferente... Basicamente faço a massa e vejo o que tem na geladeira para rechear... Por isso o recheio pode ser qualquer coisa, desde queijos até alguma carne com molho até as com recheio doce, que fiam deliciosas!!!!

                      Outra coisa que faço é somente enrolar sem recheio nenhum e colocar na mesa as opções de recheios... molhos, queijos picados, presunto, etc... dai cada um coloca sua massa no prato e come com o acompanhamento que quiser!!!! Fica uma verdadeira FESTA DA PANQUECA!!!!

                     Mais um uso constante aqui em casa para essa massa já pronta é fazer lasanhas com a massa de panqueca, daí é só intercalar camadas de massa e o recheio que escolher, levar ao forno para aquecer o recheio e pronto!

                     Essa massa pronta pode ser congelada e utilizada em outro momento, bastando para isso descongelar no microondas ou deixando de um dia para o outro na geladeira...

                         Tentei fazer somente com amido de milho mas a consistência não ficou muito certa, acho que terei que fazer alguns ajustes... portanto CONTÉM GLÚTEN...


                            Ingredientes para a massa

2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
500 ml de água
1 colher (café) de sal

                      Para o recheio utilize ingredientes de sua preferência, no dia que fiz essas eu utilizei ingredientes que estavam na geladeira



                         Modo de preparo:

1. Coloque metade da água e os ovos no liquidificador (não é obrigatório utilizar liquidificador ou batedeira mas facilita para misturar bem...), bata para misturar bem.

2.  Vá acrescentando a farinha aos poucos e sempre batendo. Se necessário acrescente mais água, a massa tem que ficar na textura de massa de panqueca... bom... como explicar essa textura???

                      Desligue o liquidificador e enfie uma colher na massa, levante a colher e a massa deverá escorrer quase toda da colher mas deverá ficar uma camada cobrindo bem a colher...

                           Infelizmente esse ponto terá que ser uma questão de prática mesmo, eu faço assim com a colher e, quando acho que está bom, eu preparo uma panqueca, ao colocar na frigideira dá para ver se a massa está muito grossa, pois não escorrerá para todos os lados da frigideira e ficará uma camada grossa onde você despejou a massa ou então escorrerá e ficará uma camada muito fina na frigideira dificultando até mesmo para virar...

                           Não basta dizer; coloque tanto de água e farinha pois isso varia conforme a marca da farinha e o tamanho do ovo.





3. Aqueça a frigideira e faça as panquecas..

             A frigideira deve estar bem aquecida, isso facilita na hora dela soltar para virar. No meu caso as minhas frigideiras anti-aderentes já não são lá essas coisas e tenho que colocar um pouco de óleo para elas não grudarem, mas em frigideiras anti-aderentes boas não precisa colocar óleo.

              Depois de frita/assada de um lado, deixe assar/fritar do outro e está pronta!

               Fiz uns vídeos  para tentar ajudar...

                   Colocando a massa na frigideira: Aqueça a frigideira e despeje um pouco da massa, incline a frigideira para a massa escorrer por toda a superfície da frigideira, se não cobrir toda a superfície acrescente um pouco mais de massa e espalhe... lembre-se... só coloquei óleo pois minhas frigideiras não são lá muito anti-aderentes!




                    Virando a massa: Assim que a panqueca soltar da frigideira significa que está pronto um dos lados, daí é só virar .... Não se preocupe! Você não precisa virar elas da forma "Tradicional", dá para virar com a ajuda de uma espátula... fiz um vídeo...



                    Virando a massa "Com Estilo" ... sim... fiz um vídeo para mostrar a forma mais conhecida de virar a panqueca... dá para ver que ela tem que soltar da frigideira, isso é sinal que está assada/frita...




                     Fazendo a panqueca... fiz um mostrando desde colocar na frigideira até virar...




               
                          A bagunça no fogão... nem olhe! É que eram meu marido e eu fazendo ao mesmo tempo e eram três frigideiras e muitas fotos... hehehehe (digamos que a bagunça estava grande!!!heheheh)

PRONTO!!!!!!!

           Agora é só utilizar a massa como você desejar...

           No meu caso eu peguei pedaços de mortadela, ricota misturada com nata (conhecido como kaschimier) e azeitonas recheadas picadas... (literalmente eram os ingredientes "à mão" heheh)

      Coloque um pouco de ricota e espalhe mais ou menos no meio da massa até a borda, fazendo uma faixa


Pedacinhos de mortadela


Azeitonas picadas



Dobre a massa "sobre o recheio"





Traga a borda mais para perto do recheio, meio que apertando por baixo do recheio...


Vire, enrolando para o lado que está sem dobrar...





PRONTA PARA SER DEVORADA!!!!!!


Você  pode fazer várias e colocar em uma travessa que pode ser aquecida no forno para servir bem quente, ou manter sobre uma panela com água fervente para não esfriarem...








OU...

                   Fazer como eu faço muitas vezes... que é enrolar SEM RECHEIO e colocar na mesa as opções de recheios... molhos, queijos picados, presunto, etc... dai cada um coloca sua massa no prato, o recheio ao lado  e come com o acompanhamento que quiser!!!! Fica uma verdadeira FESTA DA PANQUECA!!!!


Nenhum comentário: