domingo, 14 de julho de 2013

Bolo na Panela Elétrica de Arroz






                             
                              Lá vou eu inventar... 

                          Essa receita tem alguns detalhes que eu tentarei acertar nas próximas vezes, mas mesmo assim ela ficou muito boa então eu achei que valeria à pena publicá-la e, quem sabe, alguém teste e diga se sua panela agiu de forma diferente...  Pois é sempre bom lembrar que a panela que tenho é daquelas beeeeem simples.... talvez algumas outras marcas tenham algumas diferenças...

                           Os detalhes são:
    
1. A minha panela desligou antes do bolo estar completamente pronto, daí tive que segurar ela ligada até ficar cozido, mas o detalhe que talvez tenha sido importante é que a receita que eu tinha era para uma panela com capacidade para 6 xícaras e a minha é para 10... Talvez isso tenha influência e eu irei testar aumentando os ingredientes.

2. O fato de eu ficar segurando o botão para ela não desligar, fez com que a resistência ficasse ligada sempre e talvez isso fez com que queimasse um puco por baixo...

                O sabor e a consistência ficaram muito bons... vale à pena tentar descobrir o "pulo do gato" para a panela não desligar antes do tempo.


                   Ingredientes

100 g de manteiga
6 maçãs gala
100 g de açúcar
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
50 g de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
10 colheres (sopa) de água



                  Modo de preparo:

1. Coloque a metade da manteiga no fundo da panela.



2. Descasque e corte as maçãs em 4 pedaços e retire as sementes. Coloque as maçãs sobre a manteiga.




3. Divida o restante da manteiga em duas partes, uma parte reserve para usar depois e a outra metade corte em cubinhos e tente espalhar os pedacinhos sobre as maçãs. Coloque as 100 g de açúcar.




4. Ligue a panela na opção "arroz" e espere ela desligar.

                       O sabor e aparência desses pedaços de maçã já seriam um doce divino!!!!




5. Retire as maçãs e separe a calda que se formou, recoloque as maçãs no fundo da panela, espalhando por todo o fundo.

                   Misture a calda com o restante da manteiga.






6. Na calda misturada com a manteiga acrescente as 3 colheres restantes de açúcar.




7. Acrescente os ovos e misture levemente.




8. Bata e vá acrescentando os outros ingredientes aos poucos, deixando por último o coco ralado.








                  Fica uma massa não muito mole...



9. Coloque a massa sobre as maçãs e espalhe.




10. Ligue a panela na opção arroz e quando ela desligar o bolo deverá estar pronto. No meu caso eu finquei  um palito de dentes no meio da massa e ela grudou do palito, significando que ainda não estava totalmente cozida, a minha solução foi segurar o botão para ela não desligar por mais uns 8 minutos... quando o palito saiu seco estava pronto. 




11. Deixe esfriar para desenformar... Na foto parece bem mais queimado do que realmente estava... eu retirei essas maçãs que estavam escuras e ficou muito bom!



PRONTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário: